SM-3W

Medidor de Energia Trifásico Wifi

Vantagens

Dimensão Reduzida

Novo design com dimensão reduzida para instalação em espaços reduzidos.

Software Integrado

Webserver interno com sistema responsivo para melhor visualização dos dados.

Internet das Coisas

Transmissão dos dados via protocolos HTTP GET, HTTP POST e MQTT.

Transformador de Corrente 5A

Suporte a Transformadores de Corrente com saída 5A.

Dúvidas Frequentes

Hardware

O equipamento pode ser utilizado em um sistema monofásico, bifásico ou trifásico.

O equipamento pode ser instalado em 127V, 220V ou 380V.

Sim. O equipamento possui uma entrada padrão para transformadores de corrente (TC) 5A. Você precisará de 3 TCs da corrente que deseja monitorar.

O equipamento possui 4 entradas para tensão (3 Fases + Neutro) e 3 entradas de corrente.

O equipamento é alimentado pela entrada da Fase A (VA) e Neutro (N).

O equipamento possui uma variação na precisão de medição de +- 3% do valor medido.

Não, o medidor não é bidirecional.

O equipamento é preparado para receber um Transformador de Corrente (TC) de 5A. Utilizando os TCs é possível monitorar correntes de 30A até 3000A (utilizando TCs comercializados pela IE Tecnologia).

O local de instalação depende da aplicação e o carga que deseja monitorar. De uma maneira geral, o equipamento é instalado nas entradas dos locais ou barramentos que se desejam monitorar.

O equipamento é comumente utilizado para monitoramento de: rateio de custos, levantamento de indicadores, consumo, demanda, eficiência energética, identificação de perdas e outros.

Software

Sim, o equipamento possui um software interno web gratuito.

Não, o software roda em um webserver internamente no equipamento, não necessitando de instalação.

Não, o equipamento roda um software que pode ser visualizado em qualquer navegador de celular, não necessitando instalar nenhum aplicativo no celular.

Sim, de duas maneiras:

1) Você pode configurar o equipamento na área “NUVEM” para enviar os dados para um software que roda na nuvem.

Nós possuímos um software próprio chamado Smart M que é comercializado por anuidade.
Também existem softwares gratuitos como Node-Red e a plataforma Tago.io, que possibilitam uma rápida integração com o medidor, mas faz necessário um conhecimento básico em programação para implementação.

2) Você pode acessar diretamente o IP do equipamento se liberar o IP para acesso externo no roteador do equipamento (não é o recomendado, por questões de segurança da rede). 

O equipamento salva os dados na memória de massa interna em intervalos de 15 em 15 minutos, criando um arquivo de texto por dia. Porém na visualização no software os dados são exibidos a cada 1 segundo e podem ser transmitidos para nuvem a cada 30 segundos (configurável).

Sim, na realidade o medidor salva os arquivos em uma extensão chamada .iet, que é basicamente um arquivo de texto com o delimitador “:”, muito similar a um arquivo .csv. Você conseguirá abrir esse arquivo nos software que visualizam e editam arquivos .csv.

Para acessar o software do equipamento pela primeira vez, você deverá se conectar a rede Wifi  criada pelo equipamento “SM-3W_AP”e acessar o IP: “192.168.4.1” em um navegador de internet. Uma vez que abrir o software, você irá configurar a rede em que o equipamento deverá se conectar. Após essa configuração, você estará apto a acessar o software na sua rede local.

Sim, o equipamento possui suporte para enviar os dados via protocolos HTTP GET, HTTP POST ou MQTT.

Sim, porém o equipamento não é bidirecional, ou seja, você poderá medir apenas o consumo de energia ou a geração de energia (de acordo com o ponto de instalação), não é possível separar a geração do consumo com um único equipamento.

Para acessar os arquivos salvos na memória de massa do equipamento deve ser utilizado um cliente FTP, como por exemplo o Filezilla. Para isso deve-se entrar com o IP do equipamento na rede e o usuário e senha salvos na aba configurações.